12 Blogs de Startups: Entenda o que Vem Por Aí
Agência de marketing digital
Agência de marketing digital: quando contratar e como escolher a melhor
26/10/2018
Redator freelancer no 99Freelas
99Freelas funciona? É confiável? Como enviar proposta nesse site freelancer
12/11/2018

12 Blogs de startups para entender o que vem por aí

Os blogs de startups são um excelente atalho para se conectar às últimas tecnologias do mercado.

Afinal, o ecossistema de inovação dessas empresas exige atualização constante e fornece informações valiosas sobre o futuro dos negócios.

Associação Brasileira de Startups já contabiliza mais de seis mil startups no Brasil, com sete mil empreendedores distribuídos em 424 cidades.

Se você quer ficar por dentro das tendências, está na hora de acompanhar essa vanguarda tecnológica.

A seguir, você vai entender por que ficar ligado em blogs de startups brasileiras e estrangeiras, quais são alguns dos principais canais desse tipo no mundo e, por fim, como é produzido esse conteúdo.

Blogs de startups

Blogs de startups são bons pontos de partida para novidades tecnológicas. Foto: iStock, Getty Images

Blogs de startups: por que ficar de olho?

Vale a pena seguir os blogs de startups para ter acesso a conteúdos de qualidade com as últimas novidades em tecnologia e negócios.

Isso porque a inovação está no DNA dessas empresas, que desenvolvem produtos e serviços revolucionários com modelos escaláveis.

Em um ambiente altamente criativo e dinâmico, surgem as ideias mais inspiradoras, que são compartilhadas nas 13 comunidades de startups espalhadas pelo Brasil.

E claro que as startups valorizam a produção de conteúdo, já que têm com missão mostrar o valor de suas ideias aos investidores e empresários brasileiros.

No relatório O Momento da Startup Brasileira e o Futuro do Ecossistema de Inovação, de 2017, da Abstartups, os empreendedores reforçam a necessidade de provar que pequenas empresas podem resolver grandes problemas.

Em 2018, o Brasil conquistou seus seis primeiros unicórnios, de acordo com um relatório da CB Insights publicado no Canal Tech.

Esse termo define as startups que alcançaram o valor de mercado de US$ 1 bilhão, graças ao seu potencial inovador e modelo de negócio promissor.

E de fato, basta dar uma olhada nos blogs das startups para encontrar cases de sucesso, estratégias visionárias e tecnologias surpreendentes.

Logo, nada melhor do que se informar diretamente na fonte dos insights mais criativos do mercado.

6 blogs de startups do Brasil

Agora que você entendeu o impacto das startups nas áreas de inovação e tecnologia, já pode incluir alguns dos melhores blogs no seu feed.

Acompanhe nossa seleção de blogs de startups brasileiras:

1. Blog da Conta Azul

A Conta Azul é uma plataforma inovadora que permite o controle financeiro online de pequenas empresas, desde a emissão de notas fiscais até o controle de vendas.

No Blog da Conta Azul, você encontra informações úteis sobre gestão, vendas, tecnologia, empreendedorismo, contabilidade, marketing e vários outros assuntos essenciais.

No endereço, você também pode baixar materiais gratuitos na área de Conteúdos VIP, que trazem as principais novidades sobre gestão financeira.

2. Blog da Revelo

A Revelo faz parte do mercado de HR Techs, que desenvolvem soluções tecnológicas para a área de Recursos Humanos.

Seu diferencial é a ideia de conectar empresas a talentos excepcionais, por meio de uma plataforma que pré-seleciona candidatos de alta performance.

No blog da Revelo, ganham destaque as tendências de recrutamento e seleção inteligente, gestão de pessoas e carreiras.

O conteúdo é segmentado em categorias para candidatos e empresas, além de uma seção exclusiva para artigos que saíram na mídia.

3. Blog do Nubank

O Nubank é uma das startups que mais cresceu nos últimos anos, e uma das primeiras a entrar para a seleta lista dos unicórnios brasileiros.

Sua ideia é simples: utilizar a tecnologia para entregar soluções financeiras fáceis e rápidas, sem custos adicionais ao usuário.

Além disso, o Nubank é reconhecido pela comunicação impecável, que fica evidente no blog Fala, Nubank.

Lá, você fica sabendo das últimas novidades dos cartões de crédito e bancos virtuais,  além de acessar conteúdos inspiradores sobre os bastidores, eventos e cultura da marca.

4. Blog da 99 Corp

A 99 está entre as maiores startups de mobilidade urbana do mundo, com mais de 300 mil motoristas em 400 cidades do Brasil.

A essência da empresa está na simplicidade e economia do transporte por aplicativo, com opções de serviços para carros particulares (99Pop), táxis (99Táxi) e transporte de luxo (99Top).

A startup mantém um blog voltado ao segmento corporativo, o 99 CorpBlog, que oferece informações exclusivas sobre tecnologia, gestão, controle financeiro e as vantagens dos serviços de transporte para empresas.

5. Blog da Hotmart

A Hotmart é uma plataforma para infoprodutos que facilita a venda de conteúdos educacionais, abrindo espaço para empreendedores de cursos online.

A empresa já soma mais de 1 milhão de usuários e 100 mil produtos cadastrados, com a maior taxa de conversão do mercado.

No Hotmart Blog, você encontra o conhecimento e ferramentas necessárias para empreender na internet, com direito a materiais educativos e dicas valiosas para negócios digitais.

6. Blog da Redator Hacker

Claro que não poderia faltar a Redator Hacker nessa lista, com suas soluções inovadoras em marketing de conteúdo com foco em SEO.

A agência conta com os melhores redatores do Brasil e apresenta um método exclusivo para levar conteúdos ao topo do Google, além de oferecer um curso completo na área.

No Blog da Redator Hacker você acompanha as principais novidades do marketing digital, descobre quais são as ferramentas de SEO do momento e encontra dicas sobre conteúdo para empresas e redatores.

6 blogs de startups pelo mundo

Quando se trata de blogs de startups, não basta estar ligado no mercado nacional: é preciso buscar referências no mundo inteiro.

Veja algumas das principais:

1. Blog OnStartups

Esse blog não pertence a uma empresa, mas aborda o tema de startups no geral e merece sua atenção.

OnStartups foi criado pelo cofundador do Hubspot, Dharmesh Shah, com a missão de oferecer as melhores dicas e insights para empreendedores digitais.

O blog é rico em conteúdos sobre tendências e pesquisas, com uma linguagem dinâmica repleta de vídeos e infográficos.

2. Blog da Lyft

A Lyft é uma das startups americanas que mais cresce no mundo, avaliada em U$ 7,5 bilhões.

A empresa conecta motoristas e usuários de carros compartilhados por meio de um aplicativo, em um serviço muito semelhante ao Uber, porém mais descontraído e divertido.

Vale a pena ler o Lyft Blog para conferir as novidades do mercado de startups de mobilidade urbana e descobrir por que a empresa cresce tanto.

3. Blog da Drive.ai

A Drive.ai é uma startup revolucionária que utiliza a inteligência artificial para criar soluções em veículos autônomos.

A empresa tem, como objetivo, oferecer maior segurança na mobilidade em estradas e vias urbanas por meio da alta tecnologia.

Blog da Drive.ai está na plataforma Medium e traz uma linguagem de proximidade para comunicar os incríveis feitos da empresa, sinalizando o futuro dos carros autônomos.

4. Blog da MoveWith

A MoveWith transformou o mercado de saúde e bem-estar com seu aplicativo que oferece tutoriais fitness avançados, desde orientações para treinos até aulas de yoga.

Os programas de exercícios são ministrados por coaches, que motivam os usuários em áudios dinâmicos e playlists energizantes.

No blog da MoveWith, você confere as principais dicas para treinos, desafios fitness e histórias de sucesso com o uso do aplicativo, além das oportunidades do segmento.

5. Blog da Arbit

A Arbit é uma das startups mais promissoras no segmento de redes sociais, com sua solução simples para a criação de surveys audiovisuais.

A startup promete estreitar os laços entre empresas e consumidores por meio de pesquisas centradas na experiência da marca, que coletam informações valiosas para o branding e processo de engajamento.

No Arbit Blog, você aprende tudo sobre o feedback dos consumidores e estratégias de marketing, além de ler dicas exclusivas para se conectar profundamente com seu público.

6. Blog da Airbnb

Não é à toa que a Airbnb permanece no topo das startups do mundo, com sua plataforma de serviços de hospedagem que vale U$ 31 bilhões.

A empresa inaugurou a tendência da economia compartilhada e já está presente em 192 países, com ampla perspectiva de crescimento.

São motivos suficientes para ler o Airbnb Blog, que reúne experiências dos turistas ao redor do mundo e mostra a estratégia da empresa em produzir conteúdo de alta qualidade para seus usuários.

Conteúdo para blog de startup

Blogs de startups, como esses citados acima, são uma excelente fonte de informações, com notícias, referências, entrevistas e tendências de diversas áreas.

Produzir esses posts não é fácil.

Para isso, os redatores precisam criar pautas de interesse da empresa, descobrir as personas ideais para o conteúdo, adotar o tom de voz do público, conduzir o leitor em uma experiência de leitura agradável e elevar o engajamento e a conversão dos usuários do blog.

Mas o fluxo de informações e demandas das empresas nem sempre é organizado o suficiente para conceber uma estratégia completa de conteúdo.

Por isso, reunimos a seguir algumas diretrizes importantes que favorecem a criação e a manutenção de blogs de startups e empresas interessadas em crescimento escalável.

Confira:

Simplifique ao máximo

Blogs de startups devem ser enxutos como a estrutura da empresa.

A mentalidade de fazer o máximo com o mínimo se aplica perfeitamente aqui.

Isso não quer dizer que o blog deve trazer poucos textos, mas que ele precisa ser o mais essencial possível.

Tudo que não for necessário deve ser eliminado.

Textões com palavreado difícil e rebuscado, por exemplo, estão fora.

Ponto e vírgula em blog de startup? Também não.

Pautas que fogem demais do escopo da empresa e textos que não cumprem objetivos claros são outros exemplos de erros que devem ser evitados.

Seja simples, sucinto e interessante.

Crie uma estratégia de captação de leads

De pouco adianta conquistar mais acessos se você não souber o que fazer com eles.

Por isso, crie um planejamento de marketing digital que envolva a captação de leads, aqueles usuários do blog que poderão se transformar em clientes.

Esses contatos podem fazer parte da sua comunicação por e-mail marketing, que servirá para estreitar o relacionamento com eles.

Para conquistar os preciosos e-mails, ofereça algo em troca, como um e-book, um workshop com aulas em vídeo ou até um minicurso por e-mail.

Adote metas e observe números

Para descobrir se sua estratégia está dando certo, fique de olho nos números.

É hora de analisar Google Analytics, SEMRush, Moz, SEOProfiler e quaisquer outros softwares para depuração da audiência, de links e de SEO.

Como está a sua média de acessos? Quais são os posts que têm rendido mais usuários? Como anda a sua conversão?

Faça um diagnóstico preciso e, assim que possível, trace metas semanais e mensais, para observar o crescimento da audiência e do engajamento dos usuários do blog.

Escreva sobre o que você conhece

Os principais temas dos blogs de startups são relacionados aos seus produtos e serviços.

Parece óbvio? E é.

Mas algumas startups esquecem que escrever sobre o que se conhece é muito mais fácil do que analisar e investigar temas distantes.

Ao se dedicar com afinco à sua área de interesse e atuação, você vai atrair os usuários certos, demorar muito menos tempo para criar o conteúdo e angariar muito maior autoridade por tratar apenas daquilo que entende.

Produza conteúdo de qualidade

Se você não produzir conteúdo útil, relevante e interessante, é melhor nem pensar em publicar.

Qualquer material com baixa qualidade vai pesar não apenas aos olhos do usuário, mas também do Google, que pode castigar severamente a sua falta de empenho.

Por isso, antes de escrever, tenha certeza de que você está prestes a reunir um punhado de letras que farão muito sentido para a sua audiência.

Uma das maneiras de fazer isso é prestar atenção às palavras-chave, tema do nosso próximo tópico…

Adote o SEO nos textos

O SEO deve ser a pedra fundamental dos seus textos.

E isso não é exagero.

Grande parte da audiência do blog de startup vem do Google, de usuários que estão tentando resolver uma dúvida ou buscar solução para um problema.

Como isso acontece?

Por meio das palavras-chave (em inglês, keywords), que são os termos utilizados para a pesquisa no motor de buscas.

Exemplo: “Blogs de startups”.

Essa é uma demanda do usuário (talvez seja o seu caso) e, no âmbito do SEO, se trata de uma palavra-chave.

A melhor prática para chegar às primeiras posições para essa keyword é entregar o melhor conteúdo possível para essa intenção de busca.

Ou seja, o que o usuário deseja encontrar ao procurar por “blogs de startups”?

Terceirize o conteúdo

Ao tentar criar conteúdo relevante, útil e alinhado às melhores práticas do SEO, você vai se dar conta de que a equação tende a ser mais complicada do que o imaginado.

Por isso, muitas empresas e startups recorrem a agências de conteúdo para uma terceirização da produção.

Essa é uma solução interessante para destravar o processo de criação e publicação de textos, certamente.

Com o apoio de um time experiente de redatores, você terá maiores condições de alcançar o topo do Google e de criar textos no volume necessário para atender às metas do marketing.

Se esse for o caminho que parecer mais interessante, vale ressaltar que a terceirização do conteúdo não significa que você deve abrir mão de um planejamento sério do marketing.

Contar, portanto, com um profissional interno que faça a ponte com a agência de conteúdo é uma excelente maneira de garantir o melhor fluxo e os melhores resultados para o blog de sua startup.

E você, o que achou dos blogs que reunimos neste post?

Já adota algumas das práticas ensinadas no blog da sua empresa?

Deixe um comentário e compartilhe suas impressões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *