Como ganhar dinheiro com blog: 9 passos certeiros
Aluno de curso de marketing digital
Curso de marketing digital: enfim alguém pensou em você
11/09/2017
O que é SEO em pesquisa no notebook
O que é SEO: a resposta definitiva para redatores
14/09/2017

Como ganhar dinheiro com blog: 9 verdades e 1 mentira

Muita gente se pergunta como ganhar dinheiro com blog, mas poucos são aqueles que realmente se dedicam a encontrar a resposta. Você é um deles, afinal, chegou até este post.

O que talvez não imagine é que seu objetivo pode estar muito mais próximo do que imagina. Escrever sobre o que gosta, de onde quiser, a hora que julgar apropriada, pode ser a sua realidade.

Se você mantém uma pontinha de desconfiança, ótimo! A dúvida é o que motiva a encontrar respostas.

Acompanhe a partir de agora nove verdades e uma mentira sobre ter um blog de sucesso.

Como ganhar dinheiro com blog em qualquer lugar

Não há como ganhar dinheiro com blog sem postar

Ter um blog não é uma aventura, mas um compromisso – a não ser que seja apenas um passatempo, sem objetivo algum.

O erro, muitas vezes, está em uma postura passiva, do tipo “ah, hoje estou com preguiça de escrever” ou “não tenho assunto”.

Como tudo na vida, quando algo não é levado a sério, encontrar desculpas é o mais fácil. Para isso, não falta criatividade, nem inspiração.

Outros perdem a motivação muito rápido, se frustrando por não ter retorno imediato. Talvez tenham comprado uma ilusão, acreditando na ideia de ficar rico em poucos dias.

Se você precisa se apegar em algo, fique com aquele velho ditado que diz que “o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”. E, no caso de um blogueiro, trabalhar é escrever.

Por causa de todo esse vai e vem, o número de blogs ativos é uma incógnita. Há quem aponte até 200 milhões deles em todo o mundo.

Como concorrer sem uma recorrência na postagem? Impossível.

Qual deve ser a frequência de novos posts? Dois a três por semana, no mínimo.

Um blog de sucesso precisa de paixão

A escrita é um arte. Tal qual uma pintura, uma escultura ou uma composição, depende de motivação e de inspiração para ser criada.

Mas há outro pré-requisito fundamental para que um post perfeito não seja uma obra isolada: a paixão.

Se você realmente não amar o que faz, a chance de deixar seu blog para depois aumenta. E é provável que tudo caminhe até que esse depois nunca chegue.

Já que estamos falando em ganhar dinheiro, vale traçar uma analogia com o empreendedorismo.

É bastante comum ver especialistas se posicionando contra o empreender por necessidade.  O argumento é que abrir uma empresa para fugir do desemprego, vendo nela uma solução para ter renda, não funciona. É preciso ter um plano e amar o que faz.

Então, pense sobre isso ao decidir criar um blog.

Você pode escrever muito bem, dominar as melhores técnicas e produzir uma verdadeira obra prima de conteúdo digital. Mas se não desenvolver seu texto sobre um assunto que gosta e no qual acredita, essa será uma obra única e o blog morrerá junto dela.

É preciso conversar com sua persona

Para quem você escreve?

Não diga que essa pergunta o pega de surpresa, ou será um mau sinal.

Não há a menor chance de ter um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele sem reconhecer o seu público-alvo.

Ele é a sua persona, um perfil com características comuns aos leitores que se interessam pelo assunto que você escreve.

Um blog contra a exploração animal e do meio ambiente seria bem-vindo aos veganos, assim como uma página voltada aos direitos da terceira idade acabaria direcionada aos idosos e seus familiares.

Mas nem sempre essa determinação é tão clara e raramente é tão restrita e específica assim.

Não havendo a definição para quem um blog se destina, fica inviável criar uma identificação com o leitor. Nesse caso, seu público passará a ser formado por visitantes ocasionais e não permanentes. No longo prazo, essa estratégia não se sustenta e não dá dinheiro.

Conteúdo tem que ser original, útil e relevante

Esta nova grande verdade sobre como ganhar dinheiro com blog entra para a lista de alertas a quem vê a escrita como passatempo.

E quando falamos na originalidade, utilidade e relevância do conteúdo, é preciso abordar dois aspectos: o que será escrito e como será escrito.

Um blog, na sua essência, surgiu como uma página pessoal e até hoje há exemplos que funcionam assim e muito bem. Mas quem começa do zero pode esquecer essa alternativa. Antes de deitar na cama, é preciso construir a fama.

Não há problema algum em ter um blog para ser comentarista de atualidades. Se isso o diverte e ajuda a amenizar o estresse, ótimo. Pode ser melhor do que pescar. Só não espere ganhar dinheiro dessa forma.

Pense agora na qualidade da mensagem. O que ela tem de interessante, como ela agrega ao leitor e qual seu grau de exclusividade, ou seja, de que forma ela se diferencia e incentiva a visita ao blog?

Seja pelo assunto escolhido ou pela maneira como escreve sobre ele, é preciso dar ao usuário motivos para vir, ver e voltar. Do contrário, o retorno será próximo de zero.

Sem cuidar do SEO, seu blog será invisível

Você não sabe o que é SEO? Esse é um problema dos grandes.

Não entende por quê? Vamos explicar.

Há basicamente três formas de atrair usuários ao seu blog: pelo acesso direto, investindo em publicidade ou sendo encontrado no Google.

A primeira depende do quanto você é conhecido e talvez de um ótimo trabalho em redes sociais.

A segunda implica em custos e, como tal, precisa ser muito bem planejada.

A terceira é a mais efetiva, em especial no médio e longo prazo. Mas como o melhor caminho por vezes é o mais difícil, essa estratégia dá bastante trabalho.

Um bom posicionamento no Google exige um conteúdo relevante, como falamos no item anterior. Mas, infelizmente, só isso não basta.

Você precisa aplicar ao texto técnicas das quais o Google gosta, que nada afetem a qualidade do post, mas que incentivem o buscador a indicá-lo como um dos melhores aos usuários.

Isso é SEO. Sem ele, seu blog não será encontrado.

Todas as formas de interação são válidas

Se você quer ganhar dinheiro com blog, batalhe por isso.

Escrever bem, ser relevante e entender de SEO é só o começo. Enquanto o Google trabalha para você, é preciso garimpar pessoalmente mais usuários.

O primeiro passo é repercutir seus posts nas redes sociais. Divulgue no Facebook, Instagram, Twitter e em todas as mídias que casam bem com o conteúdo que oferece.

Conecte-se ao seu público, interaja com ele, troque ideias.

Isso vale também para os comentários no próprio post. Responda a todos. Quem publicou o fez com a intenção de ser ouvido e a sua resposta confirma isso.

E que tal uma troca de guest posts? Não sabe o que é isso?

De forma bem resumida, são os artigos que você produz para publicar em blogs parceiros, e vice-versa.

Identifique quem são os candidatos a receber o seu material. Uma dica: são seus concorrentes indiretos, que conversam com o mesmo público que você, mas com objetivos diferentes.

Essas interações são um complemento decisivo à estratégia de SEO para ganhar dinheiro com blog.

Construir autoridade é imprescindível

O que os blogueiros que faturam alto têm em comum? Entre outras características, eles são famosos.

Mas veja só: muitos deles eram meros desconhecidos antes de ter um blog. Ou seja, foi através do trabalho que conquistaram o reconhecimento dos usuários como referência sobre o assunto que escrevem.

Na linguagem digital, eles construíram autoridade.

Há muitos exemplos a citar, muitos mesmo. Mas para falar de um apenas, você certamente conhece ou já ouviu falar de Camila Coelho – isso depois de 2010.

Foi neste ano que seu trabalho começou e, entre vídeos no YouTube e posts no seu blog, ela se tornou uma verdadeira autoridade em beleza e maquiagem.

Vale a pena ler este texto que o Estadão fez sobre ela há dois anos.

A modelo é prova de que há como ganhar dinheiro com blog, mas que o sucesso não se dá por acaso.

Vídeos precisam fazer parte da estratégia

Isso é tão verdadeiro que o simples exemplo de Camila Coelho, que acabamos de citar, já bastaria para dizer que você precisa explorar o potencial do vídeo.

Um canal no YouTube, como fez a blogueira, é uma ótima estratégia. Assim, você repercute conteúdos produzidos nas duas plataformas, como uma troca.

Mas há outro fator que precisa ser citado para você não deixar de investir em vídeos.

Até 2020, mais de 80% de todo o tráfego na internet deve ocorrer por meio deles, segundo pesquisa da Cisco.

Apesar de impressionante, o dado não surpreende, já que em 2014 o percentual já era alto, correspondendo a 64%.

Essas estatísticas servem para reforçar o link obrigatório entre texto e o vídeo para ganhar dinheiro com seu blog.

Usuários gostam de conteúdo, inclusive pago

O que você acha da ideia de alguém lhe pagar para ter acesso a um conteúdo que encontra de graça na internet? Parece que estamos falando de uma mentira sobre como ganhar dinheiro com blog? Nada disso!

Se você prestar bem atenção, neste post, uma verdade leva à outra. Isso significa que, conforme produz com qualidade, se torna reconhecido e constrói sua autoridade, você é visto de forma diferente pelo público.

Como consequência, o seu conteúdo se torna único, ainda que aborde um assunto sobre o qual outras pessoas falam sem nada cobrar.

Mas a proposta aqui não é precificar o acesso ao seu blog. Sua estratégia deve ser pela oferta dos chamados materiais ricos, como e-books e webinars (espécie de aula por videoconferência).

Só lembre de dar um passo de cada vez. Seu infoproduto só terá receptividade se antes oferecer muita informação gratuitamente.

E não esqueça que aquilo que disponibilizar ao público como pago precisa se diferenciar de tudo o que fez sem nada cobrar até então.

Qualquer um pode ganhar dinheiro com blog

Não basta saber que há como ganhar dinheiro com blog para, efetivamente, ser bem-sucedido com ele. É mentira dizer que qualquer um pode alcançar essa condição.

Se fosse assim, não haveria tantos blogueiros temporários, aqueles que se lançam ao mercado cheios de planos, mas que desistem tão logo veem que monetizar o produto é bem mais complicado do que parecia.

Vale reiterar o que explicamos em cada uma das verdades anteriores. Juntas, elas constróem uma espécie de roteiro para lucrar com seu blog.

Mas não veja como uma receita de bolo, como um passo a passo que se aplique a todo e qualquer projeto.

Há muitas razões que levam um blog ao topo – e as que iremos relembrar agora em forma de dicas são apenas uma parte delas.

  • Publique em seu blog com frequência
  • Escreva sobre o que gosta, faça o que ama
  • Aproxime-se do seu público ao escrever para ele
  • Invista em um conteúdo que agregue valor
  • Estude o SEO e melhore seus posts a cada dia
  • Explore as redes sociais, faça guest posts e dê atenção aos seguidores
  • Não esqueça de utilizar o vídeo para impulsionar os seus textos
  • Saiba identificar uma boa oportunidade para cobrar por um infoproduto
  • Entenda que construir autoridade é meta indispensável para alcançar o objetivo maior de ganhar dinheiro.

Curso Redator Hacker: seu blog no topo

Meu nome é Rafael Geyger, sou produtor de conteúdo digital e, ao longo dos últimos anos, vi diversos blogs conquistando autoridade e faturando bem, mas muitos outros fracassando.

Infelizmente, poucos daqueles que se jogam no sonho do empreendedorismo digital conseguem se dar bem. Isso sempre me pareceu inquietante, afinal, precisa ser mesmo assim?

Ao gerenciar diretamente mais de 30 mil posts sobre todo o tipo de assunto que pode imaginar, vi que não há limites para as oportunidades na internet. Por outro lado, identifiquei que a taxa de sucesso é baixa porque as pessoas, em geral, não sabem como ganhar dinheiro com blog.

Há projetos online belíssimos, com conteúdo interessante, experiências pessoais enriquecedoras e grande potencial para conquistar acessos. No entanto, estão esquecidos, vagando sem rumo na blogosfera.

Com mudanças sutis no título, em subtítulos e ao longo do texto, esses posts facilmente alcançariam o topo do Google.

Está na hora de parar de errar, atrair milhões de usuários e ganhar muito dinheiro.

Que tal ter seu blog, escrever sobre o que ama, trabalhar quando quiser e de qualquer lugar do mundo?

Para avançar mais no assunto, dê uma espiada no nosso cursoRedator Hacker.

Essa não é uma qualificação qualquer. Ela é moderna e traz dicas práticas para que você escreva cada vez melhor e fature alto com o seu projeto pessoal em um blog.

Estou falando de um curso inédito no Brasil, que vai formar um seleto time de produtores de conteúdo para se diferenciar no mercado.

É uma oportunidade única de construir artigos perfeitos, garantindo que eles sejam encontrados pelo Google e reconhecidos por ele como os melhores.

6 Comentários

  1. Murilo Alves disse:

    Muito boa sua dicas valeu pelo seu conteudo de Qualidade continue a sim obrigado 🙂

  2. Diogo Costa disse:

    Vou me inspirar nessas dicas para melhorar o meu blog! Valeu!

  3. Laura disse:

    muito bom dahora de mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *