Curso de marketing digital para redatores
Marketing de conteúdo em home-office
Marketing de conteúdo: o que você precisa saber para ganhar dinheiro
10/09/2017
Como ganhar dinheiro com blog em qualquer lugar
Como ganhar dinheiro com blog: 9 verdades e 1 mentira
12/09/2017

Curso de marketing digital: enfim alguém pensou em você

O que lhe parece a ideia de um curso de marketing digital grátis, com certificado, mas que pouco agrega em termos de conhecimento?

Muitos acham ótimo, afinal, nada investem e saem com um pedaço de papel que os “diferencia” no mercado. Mas você, não.

Você não é do tipo que se contenta em ser mais um. Você persegue a meta de ser o melhor e, por isso, desdenha de tudo (ou quase tudo) aquilo que vê como ofertas de cursos de marketing digital.

Já estava na hora de alguém dizer que você está certo e apresentar algo novo.

Neste artigo, vamos desvendar a verdade por trás das capacitações disponíveis no mercado e explicar por que, finalmente, alguém pensou em você.

Aluno de curso de marketing digital

Curso de marketing digital: você precisa de um?

Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir”, cantou Chico Buarque de Hollanda em Deus Lhe Pague, sucesso lançado em 1971.

Quando o músico é de primeira, profetiza até sem querer.

A internet só surgiria mais de duas décadas depois e, com ela, muitas oportunidades digitais que a gente tem que engolir.

Do céu ao inferno, quem não separa o joio do trigo no ambiente online, compra gato por lebre. Ou melhor, nem sempre compra, pois muito é de graça, o que invariavelmente é uma desgraça.

É muito provável que você precise de um curso de marketing digital.

Afinal, em tempos modernos, quem não está no Google, simplesmente não existe.

O problema, como você já deve ter percebido, é muito blá, blá, blá, mas pouca efetividade para o seu aprendizado.

  • Você precisa mesmo saber o que é o conceito de Evergreen para se dar bem com a produção de conteúdo online?
  • Será que aprender sobre serendipidade vai lhe ajudar a cativar leitores e a transformá-los em potenciais clientes?
  • O que você efetivamente absorve sobre marketing digital em um curso online de duas a três horas?
  • Com que estratégias têm contato em uma aula tão sucinta para levar um blog para as primeiras posições do Google?
  • Será mesmo possível ensinar qualquer empreendedor a produzir conteúdo?

Perceba por essa última e intrigante questão um dos grandes problemas do que se conhece hoje como curso de marketing digital no Brasil.

O redator, que é quem realmente o faz, que é o motor das estratégias, esse não tem espaço nem em segundo plano nas qualificações.

A verdade sobre as capacitações em marketing digital

Os empreendedores são candidatos a cliente número 1 em cursos de marketing digital. Afinal, querem que suas empresas sejam encontradas na internet, via Google, que é onde tudo acontece.

Para isso, muitas vezes, se sujeitam a capacitações com duas ou três horas de duração e que, apesar disso, prometem ensinar tudo que o empreendedor precisa saber sobre marketing digital.

Outros, acreditam que podem dominar a produção de conteúdo mesmo que não tenham nenhuma habilidade com a escrita.

A proposta é tentadora, afinal, se não for preciso terceirizar a demanda, é um custo a menos, certo?

Infelizmente, uma das grandes inverdades do marketing digital é que qualquer um pode ganhar dinheiro com blog.

Donos de empresas, por exemplo, sequer têm tempo para escrever, sem contar a desmotivação e o desinteresse em fazê-lo.

Não é o seu negócio, não é a sua praia.

Eles são muito hábeis para cuidar dos aspectos operacionais, mas precisam de soluções em outras áreas. Não recusam um contador para gerenciar os números, como poucos recusariam um redator para produzir seus posts.

Exceto o empreendedor que gosta de escrever e consegue conciliar a sua agenda para isso, quem está à frente de um negócio sabe que economiza mais se reforçando de especialistas do que recorrendo a um curso de marketing digital que pretende ensiná-lo a produzir conteúdo, ainda que gratuitamente.

Assim, pelas atuais capacitações, perdem os empreendedores, que não encontram uma opção prática para implantar uma estratégia de marketing digital, como perdem os redatores, que são ignorados como se nada tivessem a aprender.

Redator também precisa de curso de marketing digital

A empresa Resultados Digitais tem em seu blog um post interessante sobre cursos de marketing digital. O artigo só reforça o que já se sabe: as capacitações são muitas; focadas no redator online, quase nenhuma.

O mercado se comporta como se os produtores de conteúdo pudessem entregar aquilo que deles se espera, na qualidade desejada.

Mas, na prática, muitos não sabem o que é SEO e como aplicar ao texto técnicas capazes de levar um post ao topo do Google.

Outros tantos não entendem o potencial que têm nas mãos para fazer a diferença em uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Esse é um segmento que não para de receber investimentos pelas empresas que desejam autoridade e relevância na internet.

E raros são os profissionais que escrevem bem e acordaram para a realidade: essa é a sua mina de ouro particular.

O redator que domina as técnicas de otimização de conteúdo vai longe.

Ele se torna capaz de ser um provedor de soluções aos seus clientes ou o condutor de um projeto próprio de blog de sucesso.

Para ele, cada texto é uma venda.

Não há soberba ou preconceito que o impeça de efetivamente ganhar dinheiro, muito dinheiro.

A oportunidade está aí, mas a contagem é regressiva. Em algum momento, o mercado vai acordar e quem correu na frente terá cavado seu espaço.

Produtor de conteúdo: enfim pensaram em você

Meu nome é Rafael Geyger, sou produtor de conteúdo digital. Ao longo dos últimos anos, vi e convivi com diversos redatores em todo o Brasil, muitos deles fracassando por questões técnicas e comportamentais.

Pela primeira razão, as deficiências começam no desconhecimento quanto a elementos básicos de SEO. Passam por blocões de texto sem sentido, pouca preocupação com o leitor e a experiência do usuário. Chegam à irrelevância do conteúdo e, em casos mais graves, até mesmo plágio.

Pela segunda, há ainda resistência em aceitar as próprias limitações. Muitos acreditam dominar o texto para a internet por ser um heavy user de redes sociais. Outros demonstram pouca disposição em aprender e evoluir.

Mas o cenário se agrava pela inexistência de um curso de marketing digital que realmente tenha no produtor de conteúdo o seu foco.

Isso acaba agora.

Ao lado de Gustavo Heldt, atuei diretamente em mais de 30 mil posts sobre todo o tipo de assunto que pode imaginar, garantindo milhões de acessos para projetos diversos.

A partir dessa experiência, construímos um curso único no Brasil, voltado a quem produz conteúdo para blogs, seja como freelancer ou para um próprio projeto.

Para avançar mais no assunto, dê uma espiada no nosso curso, Redator Hacker.

Essa capacitação vem preencher uma lacuna do mercado para acabar com a superficialidade da abordagem sobre o texto na internet.

Não é uma qualificação qualquer. Ela é moderna e traz dicas práticas para que você escreva cada vez melhor, veja seus textos no topo do Google e fature alto.

Vamos formar um seleto time de produtores de conteúdo para se diferenciar no mercado.

Seu cartão de visitas ganhará a forma de artigos perfeitos, encontrados pelo Google e reconhecidos por ele como os melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *