tipos de conteúdos digitais
30 tipos de conteúdos digitais para crescer na internet
04/03/2021
como conseguir posicionamento SEO
Como conseguir posicionamento SEO: 6 estratégias valiosas
11/03/2021

Algoritmo SEO: como usar os robôs do Google em favor do seu negócio

algoritmo SEO

Quem lê “algoritmo SEO” pela primeira vez nem imagina a importância desse conceito para ter sucesso na internet. 

Para simplificar, estamos falando de sistemas que classificam páginas nos mecanismos de busca e decidem quais sites vão aparecer em destaque nos resultados.

Eles também são conhecidos como “robôs do Google” e desafiam os profissionais de marketing digital a encontrar a fórmula ideal para posicionar melhor os sites das empresas. 

Ficou interessado em saber como o algoritmo SEO funciona e por que ele é importante para o seu negócio?

Então, siga a leitura e aproveite a oportunidade de dominar o assunto.

algoritmo SEO

O que é um algoritmo SEO?

Um algoritmo SEO é um sistema de classificação usado pelos mecanismos de busca para organizar páginas da web e retornar resultados mais precisos.

Para deixar esse conceito mais claro, vamos por partes:

  • Um algoritmo, na ciência da computação, é uma sequência de passos lógicos programados para a execução de uma tarefa ou solução de um problema, que permite que sistemas cheguem a determinados resultados de forma automática
  • SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca: uma estratégia que otimiza sites e conteúdos para atender aos requisitos dos buscadores e conseguir um posicionamento melhor nas pesquisas.

Quando você faz uma busca no Google, por exemplo, vários algoritmos SEO entram em ação para vasculhar as páginas da web e retornar os melhores resultados, de acordo com as palavras-chave digitadas.

Por isso, eles também são conhecidos como “robôs de busca”, e sua função é garantir que os resultados das buscas sejam o mais relevantes possíveis para os usuários. 

Como funcionam os algoritmos SEO?

Para entender como funcionam os algoritmos SEO, precisamos analisar todo o processo realizado pelos buscadores para encontrar resultados na internet. 

Nosso parâmetro, obviamente, é o Google, que domina 88,14% de todas as buscas realizadas online, segundo um levantamento de outubro de 2020 publicado no Statista.

Para começar, o Google funciona como uma grande biblioteca com centenas de bilhões de páginas organizadas em um índice de pesquisa gigantesco. 

Para encontrar essas páginas, o buscador usa um processo de rastreamento (também chamado de crawling) que mapeia constantemente a web para adicionar novos conteúdos.

Assim que as URLs são encontradas, elas são adicionadas ao banco de dados na etapa de indexação, que organiza os conteúdos de acordo com sua relevância para o usuário.

Mas, é preciso que essas páginas apareçam em uma ordem específica, certo?

É aí que entram os algoritmos SEO, que ficam responsáveis pelo ranqueamento dos links, ou seja, a classificação no ranking da SERP (Search Engine Results Page, ou página de resultados do mecanismo de busca).

Eles usam critérios como velocidade de carregamento, qualidade dos conteúdos, backlinks, usabilidade e uso de palavras-chave para determinar quais sites devem aparecer primeiro, com base na experiência do usuário.

Tudo isso acontece em frações de segundo toda vez que você faz uma busca, e a função dos algoritmos SEO é garantir que os resultados sejam cada vez mais precisos e respondam às suas dúvidas.

Impacto do algoritmo SEO no marketing digital

O algoritmo SEO é um dos elementos-chave para a definição de estratégias no marketing digital.

Afinal, ele determina como o Google avalia as páginas, e o objetivo de toda empresa é tornar seu site ou blog atrativo para conquistar as primeiras posições. 

Conforme esses algoritmos evoluem, os profissionais da área precisam acompanhar cada atualização para atender aos novos requisitos e manter suas páginas em destaque no ranking.

Lá no início, quando o SEO começou, os algoritmos ainda eram muito simples e bastava encher os textos com repetições de palavra-chave (keyword stuffing) ou conteúdo oculto — técnicas de SEO black hat — para driblar o mecanismo e subir no ranking.

Ao longo dos anos, o Google foi evoluindo e atualizando seus algoritmos para banir essas práticas e identificar conteúdos realmente relevantes para o usuário, tornando seus critérios cada vez mais rigorosos.

Hoje, o sistema está tão avançado que já possui recursos de inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural (PLN) para interpretar as buscas dos usuários.

Além disso, conta com inúmeros mecanismos para punir conteúdo de baixa qualidade e posicionar sites de acordo com a experiência do usuário.

A última atualização de destaque do algoritmo de SEO do Google foi o BERT: uma ferramenta que usa inteligência artificial para compreender melhor as buscas dos usuários a partir do sentido e contexto dos termos digitados. 

Ou seja: o marketing de conteúdo de hoje precisa ser muito mais preciso e estratégico para capturar a atenção dos algoritmos. 

Vantagens de dominar o algoritmo SEO na sua empresa

Agora que você entendeu o que é algoritmo SEO, deve estar se perguntando como isso beneficia seu negócio

Veja algumas vantagens em dominar esses robôs de busca. 

Conquistar o topo do Google

Já imaginou ter o site ou blog da sua empresa no topo do Google?

Se você dominar os algoritmos SEO, poderá conquistar essa posição de destaque e atrair tráfego orgânico para o seu negócio, sem precisar investir em mídia paga.

Isso significa três coisas para a empresa: mais leads (potenciais clientes) de qualidade, mais visibilidade e consequente aumento das vendas.

Garantir conteúdo de qualidade

O algoritmo SEO sabe separar muito bem um conteúdo de qualidade de textos escritos apenas para driblar os mecanismos de busca. 

Logo, dominar os critérios desses sistemas também é uma forma de garantir que seu conteúdo é relevante de fato e está atendendo às dúvidas e necessidades dos seus clientes.

Inclusive, uma das atualizações de algoritmo do Google, o Panda, foi criada especialmente para avaliar a qualidade do conteúdo e punir práticas como textos curtos demais, erros ortográficos e de formatação, informações falsas ou duvidosas, textos duplicados, etc. 

Melhorar a experiência do usuário

O algoritmo SEO também é uma ótima referência para melhorar a experiência do usuário dentro do seu site e aumentar suas chances de fechar negócios. 

Para que o visitante permaneça na sua página e se interesse pelas soluções, é fundamental ter um conteúdo de qualidade, um site responsivo, links que facilitam a navegação, carregamento rápido, entre outros elementos que garantem uma boa experiência.

Aproveite o potencial do algoritmo SEO no seu negócio

A boa notícia é que você não precisa aprender SEO do zero para aproveitar o potencial dos algoritmos.

Basta contratar uma agência de conteúdo especializada e deixar que profissionais cuidem do marketing digital da sua empresa.

Aqui, na Redator Hacker, somos especialistas em criar projetos de conteúdo completos e levar os clientes ao topo do Google.

Acompanhamos toda a evolução dos algoritmos SEO do Google e sabemos como colocar sua empresa em destaque — e mantê-la nessa posição. 

E então, está empolgado para explorar o universo dos algoritmos SEO?

Vamos conversar sobre a melhor estratégia para o seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *