Você ainda não usa as melhores ferramentas de SEO em seus projetos de conteúdo?
Fazer otimização dos textos de um site sem elas é como tentar construir uma casa sem uma pá ou um carrinho de mão.
Ok, mas por que investir nesse tipo de ferramenta, já que boa parte delas é paga?
Nesse caso, nada melhor do que os números para justificar esse investimento.
Por exemplo: cerca de 87% de todos os cliques dados nas páginas de resultados do Google são provenientes de resultados que aparecem até a posição 10 na busca orgânica.
Além disso, para 70% dos especialistas em marketing, SEO é mais efetivo do que os anúncios pagos.
Assim como uma casa bem construída requer as melhores ferramentas, o mesmo acontece na hora de colocar uma estratégia de SEO em prática.
Veja a seguir como fazer isso!
Ferramentas de SEO são apps e plataformas cuja finalidade é auxiliar pessoas e empresas a encontrar palavras-chave de interesse do público-alvo do seu negócio.
Também servem para monitorar a concorrência e, a partir disso, definir o uso estratégico das keywords pesquisadas.
Palavras-chave são a base de toda e qualquer estratégia de marketing digital.
Elas são necessárias inclusive para montar campanhas pagas, seja no Google ou em qualquer outra plataforma de anúncios.
Mas nem tudo se resume a encontrar os termos certos. Depois disso, há uma série de questões que podem influenciar nos resultados, como veremos no próximo tópico.
Por exemplo: se eu tenho uma loja de aparelhos celulares em Campinas, esse pode ser um bom termo para eu explorar em um site e em outros conteúdos.
Mas, digamos que já existe um concorrente muito forte que já usa esse termo. Talvez seja melhor explorar um outro que seja parecido ou algo diferente.
É para ajudar a decidir o que fazer em situações assim que serve uma ferramenta de SEO, entre muitas outras utilidades.
Não menos importante: as ferramentas de SEO são uma forma de você orientar suas decisões com base em dados e não no achismo.
Vale ressaltar também que, segundo a Ahrefs, 90,63% das páginas na internet não recebe tráfego da busca orgânica do Google.
Ou seja, a imensa maioria das empresas está deixando dinheiro na mesa ao não aproveitar as chances de se destacar nos resultados orgânicos do maior motor de busca do mundo.
A seguir, confira 7 dicas de ferramentas de SEO para utilizar na sua estratégia de marketing digital.
Já que destacamos dados da Ahrefs antes, é justo começar incluindo-a entre as ferramentas de SEO top no mercado.
Além da função básica de pesquisar palavras-chave, ela também fornece relatórios bastante detalhados para incrementar ainda mais suas estratégias em SEO.
Uma função interessante que ela tem é a de análise de backlinks, para saber a quantidade deles e se os links que levam ao seu site são de qualidade.
Além dessa excelente opção, não se pode considerar uma estratégia de SEO sem pelo menos uma ou duas das ferramentas a seguir.
Como você viu, toda estratégia de SEO começa encontrando as palavras-chave certas.
Para isso, a ferramenta “padrão” é o Keyword Planner, do Google.
Ela fornece um quadro bastante detalhado das principais keywords, apontando para o volume de buscas daquela que você apontou e de palavras-chave relacionadas.
Por ser acoplada à plataforma de anúncios do Google, o Google Ads, com o Keyword Planner você também já dispõe de uma estimativa de orçamento para uma possível campanha.
Então, se você pretende explorar a plataforma de anúncios do Google, não deixe de contar com essa ferramenta valiosa para montar suas campanhas.
Toda estratégia de SEO (e de marketing digital) pede monitoramento e ajuste.
Isso significa que, além de escolher as palavras-chave, é preciso saber depois se os resultados esperados foram obtidos.
Para isso, o Google também fornece uma ferramenta padrão: o Google Analytics.
É pelo seu dashboard que você poderá saber de onde vêm os acessos ao seu site, quais os dispositivos usados e os links mais acessados.
O Analytics é, ainda, uma ferramenta que serve de base para que outras possam operar. Ou seja, trata-se de uma solução quase obrigatória para todos que desejam explorar o SEO em todas as suas potencialidades.
O “kit básico” de ferramentas SEO do Google só está completo quando se utiliza o Google Search Console, o antigo Webmaster Tools.
Com ele, você tem um panorama completo das keywords que estão levando as pessoas a acessarem seu site.
Ele fornece informações sobre a performance agrupadas por palavra-chave, o que é de extrema utilidade para definir estratégias de produção de conteúdo.
Digamos, por exemplo, que você percebeu no relatório de desempenho um termo que você ainda não incluiu em nenhum outro conteúdo.
Nesse caso, você pode explorar novas palavras-chave com base nas intenções do público, aumentando suas chances de conquistar melhores posições na SERP.
Uma das soluções pagas mais robustas do mercado é a plataforma SEMRush.
O que mais chama a atenção nessa ferramenta é que ela é toda focada em como o seu site está performando diante da concorrência.
Com ela, você pode comparar seus resultados e, a partir das informações obtidas, implementar medidas de otimização.
Ela permite, ainda, que sejam feitas auditorias de SEO completas, nas quais você pode analisar possíveis erros de carregamento e as medidas corretivas necessárias.
Para quem não dispõe de recursos ou quiser testar antes de fazer uma assinatura, é possível utilizá-la na versão gratuita, com recursos limitados.
Por falar em custos, uma ferramenta gratuita bastante completa e que pode ser usada em alternativa às soluções pagas é a SEO Analyzer.
Ela se destaca por ter uma interface bastante “clean”, com dados de simples leitura. Ideal para quem busca por facilidade e conveniência.
Vale destacar também a Ubersuggest, do guru do marketing digital Neil Patel.
Ela tem todas as funções das melhores ferramentas de SEO: pesquisa de keywords, auditoria e análise comparativa com a concorrência são algumas delas.
Pode ser usada em versão gratuita mas, para obter todas as suas funcionalidades, é preciso pagar por uma assinatura.
Esperamos que você tenha muito sucesso utilizando as ferramentas que você conheceu aqui. Nós já usamos e podemos dizer com segurança que elas foram testadas e aprovadas.
Uma alternativa a usar as ferramentas de SEO é deixar o trabalho de produção de conteúdo para os especialistas.
Nós da Redator Hacker, temos longa experiência na criação de textos otimizados para os mais diversos segmentos.
Quer saber como trabalhamos? Faça contato com a Redator Hacker!
Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Divida com seus amigos o conhecimento adquirido!