Como ganhar dinheiro com blog em qualquer lugar
Como ganhar dinheiro com blog: 9 verdades e 1 mentira
12/09/2017
Participante de um dos melhores programas de afiliados
Melhores programas de afiliados: como ganhar dinheiro com eles?
15/09/2017

O que é SEO: a resposta definitiva para empresas

Você sabe o que é SEO e como essa estratégia pode impulsionar seu negócio na internet?

É uma sigla pequena para o tamanho da sua importância no marketing digital, já que estamos falando das práticas que jogam seu site para as primeiras posições do Google.

Já imaginou ter os artigos da sua empresa no topo dos resultados do maior buscador da web? 

É o que todo empresário quer, e saber o que é SEO é o primeiro passo para chegar lá.

Neste guia, você vai aprender tudo sobre SEO e entender como a otimização de conteúdos pode alavancar seu tráfego, visibilidade e vendas online. 

Preparado para decolar?

O que é SEO

O que é SEO?

A sigla SEO se refere à expressão em inglês Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca

Nesse caso, otimizar significa melhorar a qualidade do seu site e conteúdo para que se torne mais atrativo para os buscadores e consiga um bom posicionamento nas pesquisas.

E qual é o buscador mais utilizado no mundo?

Obviamente, o Google, que  domina 88,14% de todas as buscas realizadas na internet, segundo um levantamento de outubro de 2020 publicado no Statista — o restante do mercado é dividido entre Bing, Yahoo! e Baidu. 

Quando um conteúdo é otimizado para SEO, o Google concede uma espécie de “selo de qualidade”, classificando o artigo como um dos melhores sobre determinado assunto.

Assim, ele aparece nas primeiras posições das buscas de usuários que procuram pelas palavras-chave relacionadas ao tema. 

Agora imagine o quanto é valioso para uma empresa ter seus conteúdos na primeira página do maior buscador da internet, que processa nada menos que 40 mil buscas por segundo (Internet Live Stats).  

Por isso, o SEO é uma das principais estratégias de marketing digital para gerar tráfego orgânico (não pago) e aumentar a visibilidade e relevância de sites. 

Como funciona o SEO?

As práticas de SEO se baseiam nos algoritmos utilizados pelos buscadores para varrer e classificar os conteúdos online. 

Eles são como robôs que vasculham a internet e organizam centenas de bilhões de páginas em um índice de pesquisa, com o objetivo de retornar os melhores resultados aos usuários e captar suas intenções de busca a partir de palavras-chave.

O Google, por exemplo, utiliza algoritmos que consideram as palavras-chave, relevância e qualidade do conteúdo, legibilidade, usabilidade, entre outros critérios para determinar quais páginas terão destaque nas buscas.

A última atualização divulgada foi o lançamento do BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers): um algoritmo que utiliza a inteligência artificial e a tecnologia PNL (Processamento da Linguagem Natural) para tornar os resultados das pesquisas ainda mais certeiros.

É como se o sistema do buscador realmente entendesse o que o usuário está procurando e pensasse sobre as melhores respostas — tudo isso em uma fração de segundo. 

Dessa forma, o Google consegue entregar os resultados mais relevantes e garantir uma experiência do usuário cada vez melhor.

Então, o que o SEO faz é decifrar os critérios desses algoritmos e adaptar o conteúdo do seu site para ser o preferido dos algoritmos e alcançar as primeiras posições nas buscas. 

Fascinante, não acha?

E estamos apenas começando a entender esse universo.

Como o SEO é aplicado na empresa

Nas empresas, o SEO é usado nas estratégias de marketing digital para aumentar o tráfego orgânico (trazer mais visitantes), melhorar a visibilidade do site e gerar mais leads (potenciais clientes).

De forma bem resumida, há três maneiras de gerar tráfego para um site ou blog:

  • Por acessos diretos: o usuário reconhece sua autoridade e tem até o seu endereço entre os favoritos.
  • Por acessos pagos: você investe na publicidade em diferentes plataformas, incentivando o usuário a clicar para visitar seu conteúdo.
  • Por acessos orgânicos: você produz conteúdo útil e relevante, com técnicas de SEO, para ser bem classificado no Google, que direciona aos seus artigos o usuário que realiza buscas no site.

Observe e reflita: qual caminho você escolhe?

Bom, o acesso direto não é algo que se constrói da noite para o dia, certo?

E fica difícil estimar o investimento necessário para atrair visitantes via publicidade.

Logo, o SEO é uma solução mais acessível e eficiente para gerar tráfego orgânico e fazer seu site ou blog chegar até o seu público-alvo na internet.

Quanto mais visitantes você atrair, mais chances terá de gerar bons leads e aumentar suas vendas

SEO x Links patrocinados

É importante entender que o Search Engine Marketing (SEM), ou marketing de busca, se divide em duas principais estratégias: o SEO e os links patrocinados. 

Se você escolher o caminho do tráfego pago, deverá investir em publicidade online utilizando plataformas como o Google Ads

Já o SEO não envolve investimento direto em anúncios, mas sim otimização de conteúdos e páginas para atrair visitantes organicamente. 

Na prática, as duas estratégias podem integrar seu plano de marketing digital, mas o SEO é o que diferencia o marketing de conteúdo de uma empresa. 

Afinal, é preciso ter conteúdo de qualidade e oferecer uma excelente experiência do usuário para se destacar no Google. 

Elementos básicos de um conteúdo SEO

Agora que você entendeu melhor o que é SEO, vamos falar um pouco sobre os elementos básicos dos conteúdos otimizados.

Veja como esses textos são produzidos.

Palavra-chave

Toda a estratégia de SEO gira em torno de uma palavra-chave, que guia desde a sua pauta até a forma de estruturação do conteúdo do post.

Essa palavra-chave não é necessariamente uma palavra: pode até ser uma frase inteira, como ocorre na cauda longa

Para descobrir quais são os termos mais buscados pelos usuários, é possível usar ferramentas como o Keyword Planner Planejador de Palavras-Chave do Google e o SEM Rush, que mostram o que seu público-alvo tem digitado no Google. 

Por exemplo, se você tem uma loja online de camisetas personalizadas, pode usar palavras-chave como “camisetas personalizadas online”, “camisetas personalizadas sp”, “onde comprar camisetas”, “camisetas personalizadas star wars”, e assim por diante. 

Obrigatoriamente, a palavra-chave precisa aparecer no título do artigo, no seu primeiro parágrafo, em subtítulos (conhecidos em SEO como cabeçalhos, ou H2, H3, H4…) e ao longo do texto, em construção exata e a partir de variações.

O objetivo é sinalizar aos robôs do Google que o seu post trabalha aquela palavra-chave.

Ao identificá-la, o buscador indexa o seu artigo e o apresenta como sugestão aos usuários que pesquisam por aquele termo (exato ou aproximado).

Estrutura do conteúdo SEO

Veja agora quais são os elementos básicos de SEO que você precisa agregar ao seu conteúdo para alcançar uma boa classificação no Google:

  • Título (H1): deve ter a palavra-chave, de preferência no início dele
  • Primeiro parágrafo: para conquistar o leitor e com a palavra-chave; se na primeira frase, melhor
  • Heading Tags ou Cabeçalhos (H2, H3, H4…): subtítulos utilizados para divisão harmoniosa do texto, ao menos um deles trazendo a palavra-chave
  • Imagem: o artigo deve ter pelo menos uma foto ou ilustração, trazendo a palavra-chave na configuração do Alt Text, campo oculto que aparece quando da sua inserção
  • SEO Title: título que aparece na pesquisa no Google, deve ter a palavra-chave, de preferência no início dele
  • Meta Description: descrição do artigo que aparece abaixo do título na pesquisa no Google, precisa ser sucinta e trazer a palavra-chave

Nunca é demais lembrar que isso que você acabou de ver é o básico em uma estrutura SEO.

Backlinks

Além da construção do conteúdo e estrutura, que são os os chamados fatores on-page, o SEO também possui fatores off-page, que são estratégias de otimização com redes de links (link building).

Basicamente, os backlinks são links que outros sites e blogs fazem para o seu conteúdo.

Quanto mais autoridade e relevância esses sites tiverem, mais valiosa será essa ligação.

5 vantagens do SEO para empresas

Ok, já ficou claro o que é SEO, mas quais são as vantagens para as empresas?

Confira uma lista convincente. 

1. Aumenta sua visibilidade online 

Não adianta ter um excelente blog com conteúdo relevante se ninguém conseguir encontrá-lo, certo?

Com as táticas de SEO, você consegue ranquear melhor no Google e aumentar a visibilidade da sua marca, produtos e serviços na internet.

Lembrando que 93% de todas as experiências online começam com uma busca, segundo dados do Search Engine Journal

2. Gera leads mais qualificados 

Gerar leads é um dos principais objetivos de marketing das empresas na internet.

Basicamente, um lead é um visitante que fornece seus dados — em troca de um material rico ou no cadastro de uma newsletter, por exemplo — e entra para sua lista de e-mails, tornando-se um potencial cliente.

Com as estratégias de SEO, você consegue gerar leads mais qualificados, já que os usuários estão buscando as palavras-chave relacionadas à sua empresa.

Se você usar os termos certos e captar a intenção de busca do visitante, terá grandes chances de gerar muitos leads com alto potencial para se tornarem clientes. 

Não à toa, 64% dos profissionais de marketing investem em SEO, segundo estatísticas de 2020 do HubSpot.

3. Melhora sua reputação 

O SEO também é um aliado importante para melhorar sua reputação online.

Quando você faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados são links patrocinados marcados como anúncios.

De modo geral, os usuários preferem clicar nos conteúdos orgânicos que vêm logo abaixo, pois entendem que é mais confiável acessar um artigo que foi selecionado pelo Google, em vez de patrocinado por uma empresa.

Dessa forma, sua marca ganha credibilidade ao ocupar as primeiras posições dos resultados sem precisar pagar por isso. 

4. Aumenta suas vendas

Como em toda estratégia de marketing, o objetivo final do SEO é aumentar as vendas e gerar lucros para a empresa.

De acordo com uma pesquisa da Databox divulgada em 2020 pelo HubSpot, 70% das empresas afirmam que o SEO gera mais oportunidades de venda do que as mídias pagas.

Outro estudo, publicado pela 99 Firms, mostra que os leads gerados a partir do tráfego orgânico possuem uma taxa média de conversão de 14,6%, em comparação com 1,7% do e-mail marketing. 

Isso significa que os visitantes que chegam pela busca orgânica do Google podem ser seus melhores clientes e alavancar seu faturamento. 

5. Tem custo-benefício superior

Por fim, também vale considerar que o SEO tem um custo-benefício mais atrativo para as empresas.

Em vez de pagar por cliques e visualizações em anúncios, você pode investir em conteúdos otimizados para SEO e atrair leads gratuitamente, apenas com a posição de destaque no Google e as palavras-chave certas.

De acordo com o Search Engine Journal, os leads gerados a partir do SEO custam até 61% menos do que aqueles gerados a partir dos links patrocinados.

Ou seja: você pode atrair mais leads com qualificação melhor e pagando menos. 

Comece a aplicar o SEO no seu negócio o quanto antes

Depois de entender o que é SEO, o próximo passo é aplicar essa estratégia no seu negócio e começar a colher os resultados.

Você tem duas opções para isso: contratar um redator freelancer especializado ou uma agência de conteúdo. 

A grande vantagem da agência é contar com um time de profissionais qualificados e ter um projeto de conteúdo elaborado sob medida, além de ter a certeza de que sua demanda será atendida, independentemente do volume de textos.

Aqui na agência Redator Hacker, nós trabalhamos com um método exclusivo de SEO que coloca sua empresa nas primeiras posições do Google — e mantém o destaque em longo prazo.

Estamos sempre ligados nas últimas atualizações dos algoritmos do Google para garantir que seu conteúdo fique bem posicionado e o site tenha cada vez mais acessos.

Se quiser se aprofundar no assunto, confira também nosso curso de SEO e marketing de conteúdo

E agora, ficou claro o que é SEO e por que você deve usar na sua empresa?

Aproveite que está com as ideias frescas e mande uma mensagem para construirmos juntos sua estratégia.

4 Comentários

  1. […] Esse atalho se chama SEO, a otimização para mecanismos de busca. […]

  2. Marcio Nugas disse:

    Excelente Artigo. Parabéns!

  3. […] SEO, primeiro é preciso compreender o que quer dizer esse termo.SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização de conteúdos e páginas para mecanismos de busca.Logo, textos para SEO […]

  4. EnglishBay disse:

    Excelente artigo! Estou tentando melhorar a qualidade dos posts para melhor rankeamento! Obrigado pelo conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *