Os benefícios do SEO justificam plenamente o investimento na otimização para motores de busca.
Segundo a pesquisa SEO Trends, da Resultados Digitais, 75,2% das empresas brasileiras já adotam, pelo menos, uma ferramenta para isso.
Um percentual relativamente alto, mas que pode melhorar. Afinal, 35,8% das organizações no Brasil ainda não investem nessa vertente do marketing digital.
Talvez essa proporção significativa se justifique pelo desconhecimento das vantagens que o SEO pode gerar.
Então, nada melhor do que conhecê-las, certo?
É isso que vamos fazer a partir de agora.
O fato de a maioria das empresas investirem em SEO é um sinal de que esse tipo de estratégia funciona.
No entanto, há outros números que reforçam ainda mais a necessidade de explorar as oportunidades na web por essa abordagem.
O mais importante deles é que, cada vez mais, os brasileiros estão conectados. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, já somos 174 milhões de usuários com dez anos ou mais de idade online.
Considerando que a população brasileira é de 209 milhões, temos um percentual de 79,9% dos brasileiros acessando a web regularmente.
Outro dado importante é que o Brasil está entre os cinco países do mundo que mais utilizam o Google para fazer pesquisas.
Difícil esperar resultados nos negócios abrindo mão desse público, concorda?
É por isso que investir em SEO é, hoje, a melhor garantia para se alcançar bons resultados comerciais. Veja por quê a seguir.
Certamente o objetivo número um ao investir em marketing é o aumento nas vendas.
Nesse aspecto, quem aposta suas fichas em SEO tem probabilidades mais altas de sair vencedor.
Afinal, segundo uma pesquisa da NewsCred, a taxa de conversão de leads que chegam a um site via motores de busca é de 14,6%, contra apenas 1,7% de outras origens.
Ou seja, as chances de fechar negócio são maiores quando um site está otimizado para que as pessoas certas o encontrem na internet.
Quando se trata de vender mais, é preciso investir em meios para que as oportunidades apareçam de forma constante.
Do contrário, a empresa ficará dependente da sorte e de outros fatores imponderáveis para fechar negócios.
O SEO é uma das melhores formas de criar oportunidades, não importa o segmento ou o nicho de mercado uma empresa atue.
Afinal, se até mesmo no altamente competitivo segmento B2B ele ajuda a gerar mais leads, não é difícil imaginar o que faria por uma empresa do varejo.
É isso que sugere uma pesquisa da Hubspot, segundo a qual, para 57% dos profissionais de marketing, o SEO gera mais negócios para o exigente segmento B2B do que qualquer outra estratégia.
Por outro lado, não basta só fazer com que as pessoas notem o seu negócio.
Esse é, aliás, um dos principais benefícios que diferenciam o marketing digital do tradicional, que é feito offline.
Diferentemente de um anúncio em um jornal impresso ou TV, que chega para um público desconhecido, na web você decide quem deve visualizar seus conteúdos e campanhas pela segmentação de público,
Imagine que você é proprietário de uma oficina no Tatuapé.
Pelo SEO, você pode publicar um site e conteúdos utilizando palavras-chave como “oficina mecânica no Tatuapé”.
Se você seguir as boas práticas, vai atrair somente pessoas interessadas nesse tipo de serviço. Portanto, seus resultados tendem a ser muito melhores do que se você anunciasse em um veículo de massas.
Além de permitir que uma marca dialogue com as pessoas certas, o SEO apresenta uma outra vantagem sobre os canais offline: o custo muito mais baixo.
Não precisamos nem fazer muitas contas para concluir que anunciar em um outdoor sai muito mais caro do que publicar artigos em blog.
Isso, claro, supondo que você mesmo esteja fazendo o serviço.
E, ainda que a tarefa seja repassada para especialistas, o custo-benefício é nitidamente superior.
Isso porque, como veremos a seguir, um conteúdo publicado não some da internet, a não ser que o site seja penalizado pelo Google, mas aí é outra história.
Cabe ressaltar que, aqui, estamos tratando da otimização visando aos resultados orgânicos, e não anúncios.
Nesse caso, é preciso destacar um outro benefício que faz do SEO uma estratégia ainda mais vantajosa: a sustentabilidade.
Afinal, um anúncio, até mesmo na internet, tem um prazo de validade. Quando a campanha acaba, termina com ela a geração de leads e vendas.
Já a otimização para a busca orgânica gera resultados que podem se perpetuar por anos, desde que seu site se mantenha nas primeiras posições dos principais motores de busca.
Pode até demandar um investimento mais alto do que as campanhas pagas (que têm o seu valor), mas compensa por gerar resultados muito mais duradouros.
Todo gestor pode estruturar uma equipe e operação interna para cuidar do SEO.
No entanto, a experiência comprova que confiar em especialistas é o melhor e mais seguro.
A razão para isso é simples: SEO de qualidade, como todo método de marketing, demanda tempo e o uso de técnicas e ferramentas adequadas.
Você pode aprender online por conta própria? Ninguém pode dizer que não.
Por outro lado, vale destacar que as boas práticas de otimização evoluem o tempo todo. O Google, por exemplo, está a todo instante mudando seus algoritmos e critérios para posicionar bem um site nos resultados SERP.
Tendo em vista a evolução do mercado, temos mais um bom motivo para preferir que o SEO seja feito por uma agência especializada.
Isso sem contar que a rotina de quem lidera um negócio ou está à frente de uma empresa não deixa muito tempo para cuidar de outros assuntos que não seja o seu core business.
Então, para aproveitar de verdade os benefícios do SEO, o melhor a se fazer é contar com quem tem experiência no assunto.
Essa é a missão da agência Redator Hacker, ser a sua parceira na hora de fazer seu negócio crescer e aparecer na web!
Automated page speed optimizations for fast site performance