algoritmo SEO
Algoritmo SEO: como usar os robôs do Google em favor do seu negócio
08/03/2021
melhorar o marketing da empresa
Quer melhorar o marketing da empresa? Confira boas estratégias
15/03/2021

Como conseguir posicionamento SEO: 6 estratégias valiosas

como conseguir posicionamento SEO

Procurando como conseguir posicionamento SEO e aparecer em destaque no Google?

Já vamos avisando que isso não acontece da noite para o dia, porque leva tempo para impulsionar um site no ranking dos resultados. 

Mas, com um trabalho consistente e conteúdo de qualidade, é possível conquistar as primeiras posições do Google e ser facilmente encontrado na internet.

Quer saber como conseguir posicionamento SEO e destacar sua empresa na web?

É o que vamos mostrar nos próximos tópicos. 

como conseguir posicionamento SEO

Como conseguir posicionamento SEO: eis a questão

Afinal, como conseguir posicionamento SEO e se destacar na imensidão de páginas da internet?

Essa é a pergunta do milhão do marketing de conteúdo, já que toda empresa quer aparecer no topo do Google para atrair seus potenciais clientes.

O que chamamos de posicionamento SEO é a posição no ranking da página de resultados, também chamada de SERP (Search Engine Results Page, ou página de resultados do mecanismo de busca em português). 

Vale lembrar que temos um artigo completo detalhando o que é SEO, caso você não esteja muito familiarizado com o termo.

Resumidamente, quem consegue o melhor posicionamento SEO figura em primeiro lugar nos resultados orgânicos do Google — aqueles que aparecem logo abaixo dos anúncios e representam os resultados não patrocinados.

Essa posição não apenas serve para dar mais visibilidade à empresa na internet, como também atrai leads (potenciais clientes) mais qualificados e aumenta as oportunidades de negócios

Por que conseguir posicionamento SEO é importante

Conseguir posicionamento SEO é um trabalho de longo prazo, mas vale muito a pena para a empresa.

Conforme você vai produzindo conteúdo relevante e otimizando seu site e blog, os algoritmos do Google entendem que suas páginas são úteis para os usuários e melhoram sua classificação no ranking de resultados. 

Isso é uma conquista e tanto, já que 28,5% dos usuários clicam no primeiro resultado orgânico do Google quando fazem uma pesquisa, enquanto 15,7% clicam no segundo e 11% no terceiro, de acordo com uma pesquisa do Search Engine Journal de 2020.

Outra pesquisa, realizada em 2019 pela empresa Moz, mostra que 72% dos usuários preferem clicar em resultados orgânicos, em vez de links patrocinados. 

Além disso, apenas 7% deles passam da primeira página do Google quando fazem uma busca.

Logo, se você quer ser encontrado pelo seu público-alvo e gerar mais tráfego orgânico, a melhor estratégia é investir em SEO para subir posições no maior buscador da internet.

Com isso, os usuários que pesquisarem palavras-chave relacionadas aos seus produtos e/ou serviços vão encontrar facilmente sua empresa no topo dos resultados.

E, obviamente, quanto mais potenciais clientes visitando seu site, maiores as chances de aumentar as vendas e construir uma excelente reputação online.  

6 estratégias de posicionamento SEO para usar na sua empresa

Já ficou claro que é importante saber como conseguir posicionamento SEO, certo?

Agora só falta conhecer as estratégias que vão levar seu site ao topo do Google.

Confira algumas das mais importantes.

1. Entenda seu posicionamento atual

O primeiro passo para conseguir um posicionamento SEO melhor é entender em que ponto sua empresa está atualmente.

Para isso, existem ferramentas gratuitas como o Google Search Console, que ajuda a monitorar a presença do site nos resultados de pesquisa do Google e ainda oferece recursos para melhorar o rastreamento e a indexação. 

Outra opção é utilizar um plugin para WordPress como o JetPack, que permite analisar as estatísticas de SEO facilmente. 

2. Conheça os algoritmos do Google

Os algoritmos do Google são sistemas de classificação que definem como as páginas da web serão ranqueadas de acordo com sua relevância e qualidade da experiência do usuário.

Para tornar essa seleção mais precisa e retornar resultados melhores, o Google está sempre atualizando seus algoritmos e adicionando recursos.

Por exemplo, na última atualização, chamada BERT, o buscador trouxe uma ferramenta de inteligência artificial e processamento de linguagem natural (PLN) para compreender o sentido e contexto das buscas dos usuários.

Logo, é importante acompanhar as novidades e estar sempre por dentro do funcionamento desses robôs de busca para garantir seu posicionamento.

3. Acelere o carregamento das suas páginas

Um dos critérios do algoritmo do Google é a velocidade de carregamento das páginas.

Quanto mais rápido, melhor para o usuário e maiores as chances de melhorar seu posicionamento.

Para testar sua velocidade, você pode usar o Google PageSpeed Insights, que também oferece dicas para corrigir problemas e acelerar o desempenho do seu site.

4. Selecione as palavras-chave certas

O coração da estratégia de posicionamento SEO está nas palavras-chave, que devem ser escolhidas com base nas possibilidades de busca do seu público-alvo.

Para ter ideias de keywords e analisar o volume de buscar, você pode usar uma ferramenta simples como o Ubersuggest

Outra dica é usar também as palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e podem atrair um público ultrassegmentado. 

5. Produza conteúdo relevante e estruturado

Para conseguir um bom posicionamento SEO, é indispensável produzir conteúdos realmente relevantes e estruturados conforme as boas práticas do marketing de conteúdo.

Na prática, significa escrever textos com boa densidade de palavra-chave, estrutura dividida em cabeçalhos, alta legibilidade, entre outros critérios.

Você vai encontrar boas dicas nos artigos sobre texto otimizado para SEO, estrutura de SEO e técnicas de SEO

6. Otimize conteúdos antigos

Otimizar conteúdos antigos periodicamente é uma ótima estratégia para melhorar seu posicionamento SEO.

A dica é avaliar quais conteúdos estão tendo um bom desempenho e fazer atualizações sempre que possível, para aumentar suas chances de subir posições no ranking do Google.

Como conseguir posicionamento SEO sem mistério

Você pode até saber como conseguir posicionamento SEO na teoria, mas nem sempre é fácil colocar as estratégias em prática

Para isso existem as agências de conteúdo especializadas em SEO, que criam seus projetos de conteúdo do zero e otimizam seu site para chegar ao topo do Google.

É o que nós, da Redator Hacker, fazemos de melhor — e não faltam clientes satisfeitos com seus posicionamentos para comprovar isso. 

Então, o que acha que melhorar seu posicionamento SEO?

É só mandar uma mensagem para a gente e deixar esse trabalho com nossos especialistas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *