Curso de SEO para blogs: vale a pena para o redator?
Quanto ganha um jornalista
Quanto ganha um jornalista (e como ter um salário melhor)
10/12/2018
Participante de um dos melhores programas de afiliados
Textos para SEO: Como Escrever Para o Google 2019
24/01/2019

Curso de SEO para blogs: vale a pena para o redator?

Um curso de SEO para blogs é um atalho para quem quer levar seu conteúdo ao topo do Google.

Isso porque esse caminho até o post perfeito exige técnica, prática e método. E não há dinheiro que compre as primeiras posições orgânicas da pesquisa.

Com um curso de SEO, você entra em contato com todo o conhecimento necessário para disparar seu blog no ranking de buscas, sem gastar nada além de (muita) energia para produzir seus textos.

Afinal, não é fácil ser encontrado entre os milhões de endereços da web, e vale lembrar que a maioria das experiências online começa nos buscadores.

São 6 bilhões de buscas por dia. Todo dia.

Logo, você precisa chegar lá, entre os principais resultados – ou estará fadado à invisibilidade.

É exatamente isto que o curso proporciona: o aprendizado necessário para alçar seu blog a uma posição de referência na internet, com técnicas de redação, planejamento e otimização.

Hoje, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre os seguintes tópicos:

  • O que é, afinal, SEO para blogs
  • A importância do SEO para blogs
  • Como funciona o curso de SEO para redatores
  • Melhor fazer curso online ou presencial para redatores?

Então, se você quer ser se tornar um mestre da redação SEO, siga a leitura.

Curso de SEO para blogs

SEO é a melhor maneira de impulsionar acessos no blog

O que é SEO para blogs

Antes de dar mais detalhes sobre os cursos de SEO online e presencial, é melhor nos concentrarmos nos pilares básicos da construção de conteúdo que atinge as primeiras posições do Google.

O que é SEO, afinal?

O SEO para blogs é um conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca, com o objetivo de aumentar o tráfego e alcançar um bom ranking orgânico.

O acrônimo SEO significa Search Optimization Engine, e seu papel é posicionar o blog nas primeiras páginas dos buscadores.

Estamos falando do Google, claro. Esse gigante concentra 92,37% das buscas na internet, segundo dados de 2018 do Stat Counter.

Ou seja, para ganhar a disputa por visibilidade na web e atrair acessos para seu blog, você precisa entrar no jogo do Google.

Imagine que mais de 70 mil buscas são feitas por segundo (Internet Live Stats), e que o seu conteúdo precisa se destacar nessa imensidão de sites e blogs.

Quanto melhor você adequar seus posts e estrutura do blog às boas práticas de SEO, maiores as chances de subir no ranking e ganhar autoridade na internet.

Por essa razão, o SEO é uma das principais estratégias de marketing de conteúdo, focada exclusivamente nos resultados orgânicos.

Hoje, seguir as boas práticas de otimização não é mais opcional, pois se trata de um dos pilares para o sucesso de sites e blogs.

E é bom lembrar que as redes sociais são reguladas por algoritmos que não estão ao seu alcance.

Mesmo assim, alcançar o topo do Google não é uma tarefa fácil, como vamos descobrir ao longo do texto.

Importância do SEO para blogs

O SEO é o segredo para aumentar a popularidade dos blogs e gerar tráfego orgânico, tornando seu conteúdo referência para qualquer pessoa que busque sobre o assunto no Google.

Isso porque 70% dos usuários clicam apenas nos resultados orgânicos da lista, passando reto pelos famosos links patrocinados, segundo um levantamento do Hubspot.

Além disso, 75% dos internautas não passam da primeira página, o que concentra toda a visibilidade nos sites e blogs que conseguem se posicionar em destaque.

Logo, estar bem ranqueado no Google é como ter um outdoor colossal na avenida principal de uma megalópole – só que sem desembolsar um centavo.

Justamente por ser gratuita, a indexação do Google é altamente concorrida, pois exige uma combinação de marketing digital focado em conteúdo, branding, link building e fatores de programação otimizados para SEO.

Isso significa que a aplicação das técnicas de SEO para blogs abrange desde a otimização da estrutura das páginas até a adequação do conteúdo, envolvendo URLs, Meta Tags, palavras-chave, links internos e externos, etc.

Mas, principalmente, o SEO deve orientar toda a produção de conteúdo para o blog, pois é a qualidade do texto que define a elegibilidade.

Para além de atrair os robôs do Google, seu conteúdo precisa encantar e seduzir os verdadeiros visitantes, que são os usuários interessados no tema.

Por essa razão, seus textos precisam oferecer as respostas que os internautas procuram em suas buscas, garantindo mais leitores e potenciais leads.

Você já deve ter percebido que a disputa pelos primeiros resultados da busca é acirrada, pois vence o blog mais atrativo para o usuário e preferido pelo Google.

Levando em conta que os algoritmos do Google estão sempre mudando para coibir práticas fraudulentas que “burlam” os rastreadores de conteúdo, você precisa estar constantemente atualizado sobre as tendências de SEO para blogs.

Afinal, a missão do buscador é garantir que os usuários encontrem textos relevantes, originais e bem escritos, ao invés de duplicações, plágios e conteúdos precários.

Com o conteúdo certo e amigável ao Googlebot, você poderá alavancar seu blog nas pesquisas e garantir uma posição privilegiada nos classificados oficiais da internet.

Curso de SEO para blogs: guia básico para redatores

O curso de SEO para blogs é a solução para se tornar um especialista em otimização e dominar os critérios de busca.

Com o conteúdo sempre atualizado, o curso abrange tudo o que você precisa saber para escrever textos que levam às primeiras posições do Google.

Confira o guia dos principais temas inclusos na formação.

Como criar pautas para blogs

Antes de saber como escrever, é preciso criar uma estratégia de conteúdo que atinja seu público-alvo, oferecendo temas relevantes, atuais e que estejam em alta nas buscas.

Para isso, existem as pautas, que organizam o conteúdo a ser produzido de acordo com palavras-chave, perfil do leitor, estágio no funil de vendas, fontes e outros aspectos essenciais.

No curso de SEO para blogs, você vai aprender a criar ainda personas que refletem seu público, construir pautas eficientes e conduzir a pesquisa da forma certa.

Como estruturar um texto otimizado para SEO

Com o curso de SEO para blogs, você vai aprender a criar a estrutura perfeita para seus textos.

Isso porque os robôs do Google têm preferência por uma certa anatomia de conteúdos, que respeita critérios de legibilidade, estruturação, estilo de título, entre outros.

Esses padrões estão em constante transformação, e você precisa conhecer as últimas novidades para acertar no formato.

Como desenvolver a redação pensando em SEO

A redação é decisiva para a otimização dos blogs, pois mantém a atenção do usuário durante a leitura e define o nível de satisfação com o conteúdo.

A boa notícia é que há um mundo de dicas e técnicas para escrever de forma persuasiva, atrativa e amigável, ao qual você terá acesso no curso de SEO para blogs.

Assim, você saberá como entregar a informação que o usuário estava buscando, escolhendo o tom ideal e incentivando a interação desejada no final do post.

Como produzir seu conteúdo na prática

Depois de conhecer as estratégias certeiras do SEO, você estará pronto para colocar seus conhecimento em prática e criar conteúdos épicos.

Nessa etapa do curso de SEO para blogs, você vai aprender a usar a palavra-chave da forma correta, utilizar fotos e vídeos com precisão e demonstrar autoridade nos textos.

Além disso, vai acompanhar exemplos de conteúdos de sucesso para se inspirar na produção de seus textos.

Como gerenciar seus projetos de conteúdo

Por fim, o curso de SEO para blogs também aborda a criação e gerenciamento de projetos de conteúdo completos, desde critérios para seleção de palavras-chave até a organização do calendário editorial.

Afinal, por trás de todo conteúdo de qualidade, há um extenso planejamento e aprimoramento constante dos métodos, além do uso de diversas ferramentas de apoio.

Nessa parte, você também terá informações valiosas sobre links, monetização, uso das mídias sociais e implementação de vendas no seu blog.

Por que fazer um curso de SEO online para redatores

Um curso básico de SEO em uma plataforma digital pode ser o primeiro passo em sua jornada de conteúdo.

Com esse tipo de aula, você pode economizar tempo, rever todos os principais temas e encontrar templates e materiais de apoio abundantes.

Entre os principais objetivos de um curso assim, estão:

  • Técnicas de SEO para levar o blog para o topo
  • Como editar posts e conteúdos antigos para ganhar posições
  • Como criar pautas que funcionam
  • Exemplos de bons conteúdos para inspiração
  • Como encarar o usuário no universo do SEO
  • A importância do mobile e da leitura diagonal
  • Como criar os títulos certos para atrair cliques
  • Como segmentar e atrair leitores no curto e longo prazos
  • Como monetizar os blogs a partir da audiência.

E agora, um curso de seo online parece uma boa ideia?

Confira neste link como se matricular no curso de SEO online para redatores do Redator Hacker.

Por que fazer um curso presencial de SEO para blogs

Se você quer ser encontrado por milhões de usuários em um clique, não faltam razões para fazer um curso presencial de SEO para blogs.

O curso de SEO online é um ótimo início, mas não se compara à experiência imersiva que uma aula presencial oferece.

Imagine poder tirar todas as suas dúvidas, acompanhar os exemplos dados ao vivo, ver na prática como a realidade da redação funciona e participar de uma experiência conjunta com muitos outros redatores interessados nas principais técnicas de SEO para o conteúdo.

O próprio Google recomenda que você se torne o mais informado possível sobre o funcionamento dos mecanismos de pesquisa, por meio de seu Guia de Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes.

Afinal, a aplicação das técnicas de SEO em todas as dimensões do blog e em cada post escrito exige paciência, dedicação e precisão.

Até os mais experientes profissionais do marketing têm dificuldade em acompanhar as atualizações contínuas dos algoritmos do Google.

Por isso, o conhecimento em SEO é um diferencial para qualquer produtor de conteúdo.

Mas acredite: com as técnicas certas e lições que vão direto ao ponto, você pode criar conteúdos dignos de primeira página com resultados em curto, médio e longo prazo.

Se ainda tiver dúvidas sobre os benefícios do curso, vá até o Google e pesquise brevemente sobre a produção de conteúdo otimizado para SEO.

Você vai encontrar milhares de resultados e abordagens, que muitas vezes trazem informações conflitantes ou desatualizadas.

Então, em vez de se perder na imensidão de conteúdo sobre o assunto, vale a pena fazer o curso presencial de SEO para blogs e garantir um conhecimento sólido sobre o tema, além de aprender suas aplicações.

Curso presencial de SEO em janeiro

Em janeiro, um dos nossos editores, Gustavo Heldt, vai dar um curso presencial de SEO para redatores interessados em levar seu blog para o topo do Google. Será em Canoas, no Rio Grande do Sul, no dia 12 de janeiro.

Confira no link abaixo as informações para a matrícula:

Curso de SEO presencial

Cursos presenciais de SEO em outras datas

Nos próximos meses, vamos liberar outras datas para cursos presenciais de SEO para redatores.

Fique ligado em nossas redes sociais e newsletters ou deixe um comentário para solicitar as aulas na sua cidade 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *